Os satélites são mecanismos colocados nas órbitas de alguns corpos celestes para desempenharem diversas funções, dentre as quais: permitir as telecomunicações e estudos meteorológicos, realizar a fotografia da Terra, coletar informações relevantes de regiões remotas, permitir axatidão no posicionamento global, além de serem usados para fins militares.
Desde o início do programa espacial brasileiro, vários satélites foram desenvolvidos. Entre os primeiros, se encontram os SCD-1 e 2, lançados, respectivamente, nos anos de 1993 e 1998; e o Cbers, que foi resultado da cooperação chinesa e teve como objetivo fotografar a Terra.
O Inpe, instituto responsável por executar os projetos espaciais, está desenvolvendo mais três satélites: o Amazônia-1, cujo objetivo é o imageamento da região amazônica; o Sabia-mar, o qual foi desenvolvido com a ajuda da Argentina; e o GPM-Brasil, que visa estudos meteorológicos.
Alguns satélites brasileiros
► Satélite de Coleta de Dados (SCD)
► Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (Cbers)
► Satélite Amazônia-1
► Satélite GPM-Brasil
► Satélite SARA
Do Brasil, foram lançados dois satélites coleta de dados, um em 1993 - SCD-1 - e outro em 1998 - SCD-2. Esses satélites possibilitam o conhecimento do nível e da qualidade da água nos rios e represas, da quantidade de precipitações, da pressão atmosférica, da temperatura do ar e da intensidade da rediação solar.
► Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (Cbers)
Surgido em 1988, o Programa Cbers foi o resultado de uma parceria em China e Brasil, a qual tinha como objetivo a construção de satélites para o mapeamento dos dois colossais territórios. As imagens obtidas pela família de satélites Cbers são fundamentais para o controle do desmatamento e das queimadas na Amazônia, para o monitoramento dos recursos hídricos, para prognósticos de crescimento urbano e de ocupação territorial, e outros.
► Satélite Amazônia-1
O Amazônia-1 está sendo desenvolvido pelo Inpe e terá a função de observar as atividades da região amazônica, a fim de obter informações sobre o desmatamento, queimadas etc.
► Satélite GPM-Brasil
Esse satéite está sendo estudado pelo Inpe e será usado para a obtenção de informações acerca das precipitações na atmosfera. Ele será um dos componentes do Programa GPM (Global Precipitation Measure), que é liderado pelo Japão e pelos Estados Unidos.
► Satélite SARA
O SARA está sendo desenvolvido com o intuito de fornecer ambientes de microgravidade. Feito isso, ele voltará à Terra.